AIDS é uma sigla em Inglês que significa: "Acquired Immunodeficiency Syndrome". Traduzindo para o português: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, ou simplesmente SIDA.

Síndrome: significa uma combinação de sinais físicos e sintomas. Imunodeficiência: quer dizer que o sistema imunológico está debilitado, enfraquecido, deficiente ou incapacitado de exercer as funções de proteger o organismo contra invasores de qualquer natureza. Adquirida: identifica o fato de não ser natural da pessoa, que foi em algum momento introduzido no seu organismo. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é a perda, ou a diminuição acentuada, da capacidade do sistema imunológico de defender o próprio organismo, devido a ação do HIV.

A AIDS ou SIDA, como queiram, foi reconhecida inicialmente como uma doença fatal. Convencionou-se dizer que "uma pessoa morreu de AIDS" quando na verdade ela veio a falecer devido a uma doença, ou infecção oportunista, que se manifestou em função do mal funcionamento do sistema imunológico. Posteriormente foi postulada como Síndrome. Após muita discussão científica, alguns especialistas passaram a defender a tese de que a AIDS fosse considerara como sendo uma doença degenerativa, infecto-transmissível não infecto-contagiosa, pois ela não se propaga pelo ar, contatos casuais do convívio social diário, por picadas de insetos ou mordidas de animais. Para que aconteça a contaminação é necessário que ocorram condições específicas.

O simples fato de uma pessoa ser portadora do HIV não significa que ela tenha AIDS. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida só se caracteriza quando o sistema imunológico estiver tão debilitado que não seja mais capaz de defender, sozinho, o organismo. Esta fase se evidencia pelo surgimento das infecções, ou doenças oportunistas.

Como Prevenir?

RELAÇÃO SEXUAL: Usando preservativo (camisinha) do início ao fim da relação. Jamais usar a mesma camisinha duas vezes e reduzindo o número de parceiros sexuais.

SANGUE: Não usar agulhas, seringas e outros objetos cortantes ou perfurantes usados por outras pessoas e não esterilizados ou desinfetados adequadamente. Exigir enquanto cidadão, que todo sangue doado seja testado.

GRAVIDEZ: Aconselha-se que a mulher infectada por H.I.V. evite engravidar devido ao risco do bebê se contaminar.

Seja Consciente

- Adote sempre prática segura.
- Saiba recusar relações sexuais não seguras.
- Nas relações sexuais com penetração, faça uso do preservativo.
- Saiba recusar o uso de drogas.
- No caso de usar drogas injetáveis, utilize sempre seringa limpa.
-Na suspeita de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), procure de imediato o serviço de saúde mais próximo a você.

Não se transmite o vírus através de...

- Beijos e carícias
- Pratos, talheres, copos e outros objetos.
- Alimentação.
- Tosse ou espirro.
- Suor, lágrima ou saliva.
- Vestuário.
- Aperto de mão.
- Contanto com animais domésticos.
- Picadas da insetos.
- Vasos sanitários, banheiros, chuveiros.
- Assentos, bancos, cadeiras.
- Piscinas.
- Doação de sangue, em centros de coleta confiáveis.

Definição de HIV

HIV é uma sigla em Inglês, que significa: Human Immunodeficiency Vírus. Traduzindo para o português: Vírus da Imunodeficiência Humana. É o agente causador da AIDS.

Agentes infecciosos, os vírus são seres vivos que só podem ser visualizados pelo olho humano através de microscópios eletrônicos e, ao contrário de outros microrganismos, como as bactérias, só são capazes de sobreviver e proliferar, quando instalados em uma célula que possam parasitar.

Pertencente a família dos lentivírus, citopáticos, não oncogênicos, isto é: um vírus de ação lenta, que destrói a sua hospedeira e não provoca câncer, é também chamado de retrovírus porque possui uma enzima chamada de transcriptase reversa. Esta enzima permite que ele transcreva suas informações genéticas contidas em uma cadeia simples de RNA para uma cadeia dupla de DNA viral. Com o auxílio de outra enzima, chamada de integrase, ele consegue se introduzir no DNA da célula infectada e obriga-la a produzir réplicas dele.

O HIV está em constante processo de mutação, o que dificulta muito o desenvolvimento de drogas que possam erradica-lo. Seu aspecto mais grave reside no fato de que ele infecta e destrói, principalmente, as células do Sistema Imunológico.

 
 
© Copyright 1993 - 2006. C.A.D.A. - Centro de Apoio ao Doente de Aids. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Eremita Tecnologia.